sábado, 21 de agosto de 2010

Medicina Humanizada _ Ser Médico_

Este é meu primerio post.

Fiquei me perguntando sobre o que escrever; e percebi que este tema é um dos mais importantes, ou talvez o mais no que diz respeito a ''SER Médico''.

O que é a medicina senão a arte de ouvir? A arte de saber lidar com culturas, povos, nacionalidades diversas? A arte de cuidar, de ser apoio nos momentos mais importantes da vida?

Isso pelo menos é o que deveria ser a medicina. Entretanto, não é o que observamos hoje. Cada vez mais nos deparamos com atendimentos médicos impessoais, sem diálogo, e nenhuma relação médico-paciente.

Certa vez me deparei com um desses ''Doutores'', e este sequer olhou-me nos olhos, sequer me examinou, sequer me ouviu. O que disse apenas foi: 'Não se preocupe, resolverei seu problema'. Como ele saberia meu problema se ao menos me ouviu?

Onde estão as gingantescas anamneses, ensinadas nas academias com inicio, meio e fim? Com a preocupação de saber a história social daquela pessoa, de onde ela veio, o que come, no que trabalha.

No entanto esta prática é realizada , na maioria das vezes, por ''acadêmicos inspirados'', e por alguns profissionais, estes para mim os ''DRs de verdade!''

Onde está a humanização? A relação médico-paciente?

Num atendimento humanizado, onde o paciente é tratado como único, haverá uma maior eficácia no tratamento de quaisquer enfermidades.

Cabe agora nos perguntar...
Por que a verdadeira motivação da prática médica está sendo perdida?

Por más condições de trabalho? Por desvalorização profissional? Hospitais lotados? Ou simplesmente por falta de amor ao próximo?

Deixe sua opinião...........

2 comentários:

  1. Amor!
    Parabens pelo o seu blogger!!

    Seu primeiro post esta otimo, tudo haver com a realidade com que vivemos hoje.

    Te amo, continue assim que voce vai longe.

    BjaoooOOOO!!

    ResponderExcluir
  2. Táinaaa...
    Concordo com o Felipe,seu POST só diz oq INFELISMENTE aconteçe na aréa da Saúde...

    gostei desse blog achei interessante o seu tema
    sempre que puder passarei por aqui pra dxar minha opinião também...

    =)

    Tainara Silva

    ResponderExcluir