segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BRASIL MAIS GORDO, segundo IBGE



Dados divulgados pelo IBGE, através da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, revelaram que a população brasileira está engordando.

 Hoje existem cerca de 17 milhões de obesos em todo Brasil. Sendo que 45% da população adulta acima de 20 anos está com excesso de peso. A região Sul encontra-se na liderança com os maiores percentuais.

O Ministro da Saúde,  José Gomes Temporão, alerta sobre a possibilidade de a obesidade em 10 anos alcançar dois terços da população brasileira, caso medidas não sejam tomadas.

Qual o motivo??

A obesidade tem como etiologia uma ingestão alimentar superior ao gasto energético do indivíduo.  Ou seja, um consumo excessivo de nutrientes associado ao sedentarismo.

A vida cada vez mais agitada das pessoas, com excesso de trabalho, pouco ou nenhum lazer e momentos para praticar atividades físicas vem mudando o perfil da população brasileira. Esta mudou seu padrão alimentar de forma incorreta, acrescentando em sua dieta alimentos calóricos, industrializados e ricos em conservantes. 

Por isso ai vão algumas dicas:

1. Pratique atividades físicas regularmente,
2. Alimente-se de forma correta, preferindo alimentos saudáveis, sem gordura e ricos em fibras,
3. Alimente-se sentado, não coma em pé, andando ou realizando outras atividades,
4. Faça várias refeições diárias, porém em pequenas quantidades, com intervalos de aproximadamente 3 horas,
5. Reserve momentos para relaxar, ficar com a família.



PATOLOGIAS ASSOCIADAS A OBESIDADE


  






quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MC DIA FELIZZZ __ 28 DE AGOSTO







PESSOAL NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR!!! COLABORE!!
DIA 28 DE AGOSTO, SÁBADO,  

 MC DIA FELIZ!!


DIA DE COMER BIG MC!!!

AJUDE  o HOSPITAL DO CÂNCER DE SUA CIDADE.

Comprando um BIG Mc você colabora com milhares de pessoas que necessitam de sua ajuda! O valor total dos BIG Mcs vendidos serão doados a esta instituição! Em todo Brasil!!!!

Cerca de 70% das crianças diagnosticadas precocemente tem um alto índice de cura!
PARTICIPE DA LUTA CONTRA O CÂNCER!!! 



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

POLUIÇÃO EM RO E AUMENTO DO ÍNDICE DE PATOLOGIAS

Em Rondônia, o clima seco e quente, com umidade relativa do ar entre 15 e 20% faz com que certas patologias venham se agravando entre a população. 

O organismo humano pode apresentar reações a poluição atmosférica, como crises alérgicas, doenças respiratórias, pele ressecada, dores de cabeça, irritação nos olhos, além de fadiga e até doenças cardiovasculares.  Tudo isso sendo causado devido a inalação de partículas de poeira, metais pesados, e outras substâncias tóxicas a nosso corpo, que afetarão rins, pulmão e coração. Estes passam a trabalhar sobrecarregados. 

Mesmo assim ainda encontramos focos de incêndios em todo Estado. Caminhando pelas ruas nos deparamos com queimadas provocadas por moradores, sem menor consciência social e ambiental.

Para enfrentar essa onda de calor  devemos tomar atitudes simples, mas extremamente necessárias:

1. Evitar exposição solar entre 10:00 e 16:00 horas;
2. Ingerir água, sucos abundantes, evitando assim desidratação.
3. Usas chapéus,  bloqueadores solares;
4. Espalhar baldes de água pelos cômodos da casa antes de dormir;
5. Evitar a prática de exercícios físicos em dias extremamente quentes;
6. Fazer refeições leves.

Essas são algumas dicas, mas além disso devemos fazer algo ainda maior: COMBATER AS QUEIMADAS!!!!! Denuncie!!! 

LINHA VERDE IBAMA: 0800-61-8080
linhaverde@ibama.gov.br
IBAMA RO:  (69) 3216-1065



terça-feira, 24 de agosto de 2010

APRENDER A CADA DIA.....

     È incrível como o contato diário com pacientes nos ambulatórios, faz com que tenhamos a oportunidade de realizar uma experiência única, a de ''conhecer o outro e a si mesmo''.

     Estando frente a frente com seu paciente, obtendo dados de sua história, numa espécie de confessionário onde seus segredos mais íntimos são revelados, aprendemos a lidar com uma mistura de emoções.

    Temos que driblar o medo e a insegurança, deles por saberem que somos iniciantes, e nosso, de estar sendo eficientes e atenciosos. A preocupação de sermos invasivos. Sentimentos de culpa, por estar aprendendo em pessoas doentes e frágeis, em sua maioria.

    Vivenciamos momentos de grande turbulência sentimental.

    Logo no início do curso nos deparamos com as aulas de anatomia, e seus cadáveres. Depois passamos a ter contato direto com pacientes em fase terminal, além de outros com doenças crônicas, que necessitam de intenso acompanhamento. Isso tudo nos coloca de frente com questões ainda não bem resolvidas; como o medo da morte, de adoecer, o de que também envelhecemos.

   Com tudo isso a conclusão que chego é que aprendemos muito, a cada pessoa que conhecemos e atendemos, a cada história que nos é contada. Tudo faz aumentar nossa bagagem de experiências, nos faz crescer.

  DEIXE SEU COMENTÁRIO.
  

sábado, 21 de agosto de 2010

Medicina Humanizada _ Ser Médico_

Este é meu primerio post.

Fiquei me perguntando sobre o que escrever; e percebi que este tema é um dos mais importantes, ou talvez o mais no que diz respeito a ''SER Médico''.

O que é a medicina senão a arte de ouvir? A arte de saber lidar com culturas, povos, nacionalidades diversas? A arte de cuidar, de ser apoio nos momentos mais importantes da vida?

Isso pelo menos é o que deveria ser a medicina. Entretanto, não é o que observamos hoje. Cada vez mais nos deparamos com atendimentos médicos impessoais, sem diálogo, e nenhuma relação médico-paciente.

Certa vez me deparei com um desses ''Doutores'', e este sequer olhou-me nos olhos, sequer me examinou, sequer me ouviu. O que disse apenas foi: 'Não se preocupe, resolverei seu problema'. Como ele saberia meu problema se ao menos me ouviu?

Onde estão as gingantescas anamneses, ensinadas nas academias com inicio, meio e fim? Com a preocupação de saber a história social daquela pessoa, de onde ela veio, o que come, no que trabalha.

No entanto esta prática é realizada , na maioria das vezes, por ''acadêmicos inspirados'', e por alguns profissionais, estes para mim os ''DRs de verdade!''

Onde está a humanização? A relação médico-paciente?

Num atendimento humanizado, onde o paciente é tratado como único, haverá uma maior eficácia no tratamento de quaisquer enfermidades.

Cabe agora nos perguntar...
Por que a verdadeira motivação da prática médica está sendo perdida?

Por más condições de trabalho? Por desvalorização profissional? Hospitais lotados? Ou simplesmente por falta de amor ao próximo?

Deixe sua opinião...........