Este é meu primerio post.
Fiquei me perguntando sobre o que escrever; e percebi que este tema é um dos mais importantes, ou talvez o mais no que diz respeito a ''SER Médico''.
O que é a medicina senão a arte de ouvir? A arte de saber lidar com culturas, povos, nacionalidades diversas? A arte de cuidar, de ser apoio nos momentos mais importantes da vida?
Isso pelo menos é o que deveria ser a medicina. Entretanto, não é o que observamos hoje. Cada vez mais nos deparamos com atendimentos médicos impessoais, sem diálogo, e nenhuma relação médico-paciente.
Certa vez me deparei com um desses ''Doutores'', e este sequer olhou-me nos olhos, sequer me examinou, sequer me ouviu. O que disse apenas foi: 'Não se preocupe, resolverei seu problema'. Como ele saberia meu problema se ao menos me ouviu?
Onde estão as gingantescas anamneses, ensinadas nas academias com inicio, meio e fim? Com a preocupação de saber a história social daquela pessoa, de onde ela veio, o que come, no que trabalha.
No entanto esta prática é realizada , na maioria das vezes, por ''acadêmicos inspirados'', e por alguns profissionais, estes para mim os ''DRs de verdade!''
Onde está a humanização? A relação médico-paciente?
Num atendimento humanizado, onde o paciente é tratado como único, haverá uma maior eficácia no tratamento de quaisquer enfermidades.
Cabe agora nos perguntar...
Por que a verdadeira motivação da prática médica está sendo perdida?
Por más condições de trabalho? Por desvalorização profissional? Hospitais lotados? Ou simplesmente por falta de amor ao próximo?
Deixe sua opinião...........
Amor!
ResponderExcluirParabens pelo o seu blogger!!
Seu primeiro post esta otimo, tudo haver com a realidade com que vivemos hoje.
Te amo, continue assim que voce vai longe.
BjaoooOOOO!!
Táinaaa...
ResponderExcluirConcordo com o Felipe,seu POST só diz oq INFELISMENTE aconteçe na aréa da Saúde...
gostei desse blog achei interessante o seu tema
sempre que puder passarei por aqui pra dxar minha opinião também...
=)
Tainara Silva